Página Inicial
 
Apresentação
 
Formação
 
Centro Novas Oportunidades
  Empresas   Centro de Recursos   Parcerias   Projectos   Formadores
         
 
 
Nota introdutória
Apresentação Resumida
Informações Relevantes sobre o CFPIMM
Orientações estratégicas
Áreas e prioridades
Actividade desenvolvida
Visita ao CFPIMM
Organigrama
Localização
 
Certificação e Acreditação
O CFPIMM dispõe de um Sistema de Gestão da Qualidade certificado pela SGS e pelo IPAC (Instituto Português de Acreditação). Com a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade foi obtido o reconhecimento formal da qualidade dos serviços prestados pelo CFPIMM.
.
Sistema de Gestão da Qualidade e Certificação do CFPIMM

A Certificação do CFPIMM, por via da implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade, foi considerada como um vector de desenvolvimento estratégico na elaboração do Plano de Actividades.

Com a Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade, abrangendo a “Gestão da Formação Profissional na Área da Madeira e Mobiliário” (in-cluindo diagnóstico, concepção, planeamento, organização, execução e avaliação da formação), foi obtido o reconhecimento formal da qualidade dos serviços prestados pelo CFPIMM e de todos os procedimentos e actividades de suporte a esses serviços, visto que o Sistema de Gestão da Qualidade se aplica a toda a actividade formativa – Formação Inicial e Formação Contínua, incluindo a Formação em Prestação de Serviços – e actividades como a realização de Estudos, Diagnósticos e participação em parcerias transnacionais; deve destacar-se, neste âmbito, que, no decurso da implementação do Sistema de Gestão da Qualidade, o CFPIMM desenvolveu uma metodologia sistemática de avaliação pós-formação, cujo objectivo principal é analisar e avaliar a integração dos formandos nas empresas do sector e validar as competências adquiridas em formação.

Salienta-se, a concluir, que ao responder aos requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade, o CFPIMM assegurará aos seus “clientes”, Empresas e Formandos, um melhor planeamento dos seus serviços e melhorias na eficácia operacional e na rentabilidade dos recursos utilizados, continuando a situar a Qualidade no centro da sua cultura organizacional.

.
topo
Política de Qualidade
.
Objectivos Estratégicos

Na sociedade do conhecimento, o saber, quando transformado em competências, é o principal determinante do seu desenvolvimento sustentado.

1 Reconhecimento do CFPIMM como instituição de excelência para a for-mação no sector;

2 Melhoria contínua em função da avaliação da actividade e da auscultação dos formandos e das empresas;

3 Promoção da aquisição de competências de adaptabilidade a novas situações profissionais e pessoais;

4 Envolvimento e desenvolvimento dos trabalhadores do Centro, através da participação no processo de tomada de decisão e de estímulos à sua auto-aprendizagem e formação;

5 Rigor no planeamento da actividade promovendo uma utilização eficaz e eficiente dos recursos;

6 Rigor e eficácia na comunicação.

.
topo
Abordagem por Processos

A Política da Qualidade e os Objectivos Estratégicos sustentaram a concepção e a implementação do SGQ que assenta num mapa de processos (vd. figura). Este mapa contempla 4 grupos de processos-chave, nomeadamente, de gestão, de medição, monitorização e melhoria, de realização e de suporte. Aos processos de gestão está associado o comprometimento da gestão de topo no desenvolvimento e manutenção do SGQ, assim como o proporcionar condições para a melhoria contínua. Os processos de medição visam assegurar a conformidade do produto e do próprio SGQ com os Objectivos Estratégicos do CFPIMM e com as necessidades dos clientes internos e externos. Os processos de realização traduzem todas as actividades desenvolvidas pelo CFPIMM. Os processos de suporte sustentam estas actividades, no sentido de permitir a sua concretização.

.
.

Cada processo agrupa um conjunto de actividades interligadas, supor-tadas em documentação controlada, como por exemplo, o Manual de Gestão da Qualidade, as Instruções de Trabalho, os Impressos, entre outros. Cada processo tem ainda associada uma Tabela de Indicadores e Objectivos, que permite a todo o momento monitorizar o desempenho do mesmo, possibilitando uma intervenção, no sentido da melhoria contínua.

 

.
.
topo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

         
 
Página inicial
ValorMadeira
FAQ's
Mapa do site
Links
Contactos

 

APCER