Página Inicial
 
Apresentação
 
Formação
 
Centro Novas Oportunidades
  Empresas   Centro de Recursos   Parcerias   Projectos   Formadores
         
 
 
Apresentação
Projecto PRO_LEITURA
 
 
Regulamento do Centro de Recursos
Definições e Objectivos Gerais
O Centro de Recursos (CR) do CFPIMM é uma valência do Centro de Formação orientada para a procura de informação e a construção do conhecimento.

O CR tem como principais objetivos:
• Reunir informação e documentação especializada, nacional e internacional, na área do setor das Indústrias da Madeira e do Mobiliário.
• Disponibilizar recursos diferenciados e de qualidade que respondam às necessidades de formação e informação dos utilizadores.
• Promover atividades científicas, pedagógicas, culturais e lúdicas que contribuam para a construção do conhecimento dos utilizadores.

.
Destinatários
Os serviços do CR destinam-se a:

• Formandos do CFPIMM
• Formadores do CFPIMM
• Trabalhadores do CFPIMM
• Recursos Humanos das Empresas do Setor das Indústrias da madeira e do Mobiliário
• Outros Visitantes

.
Áreas Funcionais
O CR integra os seguintes serviços:

• Receção do utilizador e requisição de recursos
• Biblioteca e consulta documental presencial
• Acesso à internet e computadores em autosserviço
• Audioteca e Videoteca
• Área de Trabalho individual/grupo
• Área de lazer - leitura informal de publicações periódicas, visualização de Dvd’s e audição de Cd´s.
• Ludoteca (Jogos de tabuleiro)

.
Horário
O horário do CR está afixado à entrada. O CR funciona de 2ª a 6ª feira, das 9h30 às 12h00 e das 13h00 às 17h30, exceto quando a responsável pelo espaço se encontre em Formação. Neste caso, e para qualquer assunto, deverá o utilizador dirigir-se à Receção do CFPIMM.
.
topo
Regras Básicas de Funcionamento do CR
Os utilizadores devem zelar pela preservação das instalações, equipamentos e recursos disponíveis no CR, adequando o seu comportamento ao espaço de estudo e reflexão em questão, mantendo o silêncio e o respeito pelos outros utilizadores.
Não é permitido falar alto, correr, beber, comer, fumar ou falar ao telemóvel dentro do CR.
Não é permitido alterar a disposição do mobiliário do CR.
Não é permitido qualquer ato que possa danificar ou vandalizar os recursos existentes.
Não é permitido levar materiais para fora do CR sem conhecimento e autorização da responsável.
É exigido que todos os utilizadores correspondam ordeiramente às indicações dadas pela responsável do CR. Qualquer ação de incumprimento destas regras será tratada através de aplicação de procedimento disciplinar.
.
topo
Identificação dos Utilizadores
Na primeira visita ao CR, todos os utilizadores têm obrigatoriamente de preencher uma ficha de inscrição (DIR/005/00). No ato da inscrição, é atribuído um Código que passará a ser a Identificação do Utilizador para usufruir dos serviços disponibilizados e requisição de recursos.
.
topo
Disponibilização e Requisição de Recursos
Os utilizadores poderão retirar livremente os recursos (livros, jornais, revistas) das estantes. Os recursos em suporte áudio e vídeo devem ser pedidos à responsável.
À exceção dos recursos identificados como “Obras de referência Não-Requisitáveis”, todos os recursos podem ser requisitados para Empréstimo Domiciliário, devendo o utilizador dirigir-se à responsável pelo CR que preencherá o impresso de requisição (DIR/003/01). Neste impresso é identificado o utilizador, o recurso requisitado, a data da requisição e o prazo-limite para devolução. Este impresso tem de ser assinado pelo requisitante. O prazo máximo de requisição dos recursos é de 8 dias. Este prazo poderá ser alargado e renovado mediante apresentação de justificação à responsável do CR. No caso de publicações periódicas, não é possível a sua requisição para empréstimo enquanto vigorarem e até serem substituídas pelo número seguinte. Se o prazo de devolução não for cumprido, o CR reclamará essa mesma devolução ao utilizador, responsabilizando-o pela entrega do material no dia seguinte de permanência no CFPIMM. Se nesse prazo não for devolvido o material, poderá ser aplicada ao utilizador a penalização de inibição de requisição de recursos.
Após a sua utilização, os materiais devem ser devolvidos à responsável. Os utilizadores não devem arrumar os recursos nas estantes.
Cada utilizador é responsável pelo material que tem em seu poder e pela sua conservação. No caso de se verificar qualquer dano ou extravio do material, fica o utilizador obrigado à entrega de material novo ou à retribuição do seu valor de aquisição, se este já não existir no mercado.
Não é permitida a permuta ou cedência de qualquer material entre utilizadores nem o empréstimo de materiais a pessoas estranhas ao CFPIMM.
No caso de ser detetada alguma anomalia ou dano no material que estão a usar, os utilizadores devem comunicá-lo de imediato à responsável.
.
topo
Requisição de Recursos para Utilização nas Sessões de Formação
Os Recursos do CR podem ser requisitados pelos formadores para serem usados nas sessões de formação, devendo os formadores com alguma antecedência verificar junto da responsável se os recursos pretendidos estão disponíveis e informar a data em que os pretendem requisitar para a sessão de formação. No final da utilização, os recursos devem ser devolvidos à responsável.
.
topo
Requisição de Materiais na Ausência da Responsável
No caso de ser necessário requisitar algum material do CR e o espaço se encontrar encerrado, quer no período de dia ou no período da noite, o utilizador poderá registar o material pretendido e a sua própria identificação em impresso próprio disponível e a entregar na receção do CFPIMM. Logo que seja possível, a responsável pelo CR preparará o material requisitado e contactará o utilizador para combinar a entrega do mesmo.
.
topo
Acesso à Base de Dados do CR e Consulta à Distância
O Acesso à Base de Dados do CR pode ser feito no próprio CR e no posto disponibilizado para o efeito no corredor de entrada do CFPIMM. Para consultar a Base de Dados não é necessária qualquer palavra-passe. Se não encontrarem aquilo que pretendem ou para esclarecimento de dúvidas, os utilizadores poderão pedir mais informações sobre os recursos existentes no CR através do email crecursos@cfpimm.pt ou telefonicamente. O CR procurará dar resposta às questões colocadas com a maior brevidade possível.
.
topo
Utilização de Computadores em Autosserviço e Acesso à Internet
Os computadores disponíveis em autosserviço destinam-se à realização de trabalhos individuais ou em grupo e também para aceder à Internet. Podem ser efetuadas reservas para a utilização destes computadores para o período das 13h00 às 13h30 e das 16h30 às 17h30. A reserva será mantida até 5 minutos depois da hora marcada. No caso de haver mais utilizadores interessados em aceder a este serviço do que o número de postos disponibilizados pelo CR, será marcado um limite de tempo de 15 minutos para cada utilizador.
Está proibido o acesso a páginas que se revelem contrárias aos objetivos deste espaço e que de qualquer forma possam ferir a suscetibilidade dos restantes utilizadores do CR. É evidentemente proibida a utilização da internet no CR para qualquer fim ilícito.
Os utilizadores podem imprimir os seus trabalhos e pesquisas até ao limite de 15 páginas/utilizador por mês, a preto. Antes de efetuar a impressão, os utilizadores devem avisar a responsável.
.
topo
Sessões de Formação no CR
O CR poderá ser utilizado pelos formadores como espaço para uma sessão de formação com consulta a documentação e internet. Para tal, o formador deve informar a responsável pelo espaço com antecedência mínima de 3 dias do dia e hora em que pretende realizar a sessão e, se for caso disso, que materiais irá necessitar. Enquanto decorrer a sessão de formação, não será permitida a entrada de outros utilizadores no espaço.
.
topo
Ludoteca (Jogos de Tabuleiro)
Neste espaço do CR, são disponibilizados alguns Jogos de Tabuleiro. No entanto, a utilização desta área implica por parte do utilizador uma atitude de total respeito pelos restantes utilizadores presentes no CR e o mínimo de perturbação possível. O Material deverá ser manuseado com o devido cuidado e corretamente arrumado.
.
topo
Sugestões/Reclamações
Os utilizadores poderão fazer sugestões de aquisição de recursos e de melhoria dos serviços do CR, tal como apresentar reclamações, através do preenchimento dos impressos para esse efeito criados pela Gestão da Qualidade do CFPIMM.
.
topo
Casos Omissos
Qualquer situação que ocorra e não esteja prevista neste regulamento, será analisada e decidida pela Direção do CFPIMM.
.
topo
Notas Finais
A Utilização do CR implica o conhecimento e a aceitação do presente regulamento. O não cumprimento das regras estipuladas neste regulamento, poderão levar à interrupção do usufruto dos serviços do CR bem como ao impedimento de permanência do utilizador no espaço do CR.
.
topo
Este regulamento substitui o regulamento anterior.

Dezembro/2012

.
topo
 
Imprimir
Imprimir

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

         
 
Página inicial
ValorMadeira
FAQ's
Mapa do site
Links
Contactos

 

APCER