Página Inicial
 
Apresentação
 
Formação
  Empresas   Centro de Recursos     Projectos   Formadores    
         
 
 
Nacionais
 
 
Parcerias Transnacionais

.

Parceria Estratégica para a Educação e a Formação Profissional
(2015-2017)
.
.

logotipo EUROJOINER Mobility of Wood Workers (joiners/carpenters) across Europe

(Mobilidade de trabalhadores das madeiras (marceneiros/carpinteiros) na Europa)

O Projeto Eurojoiner, aprovado no âmbito do Programa Erasmus + para o período 2015-2017, tem como objetivo principal a definição de uma qualificação europeia, construída a partir das competências de dois perfis profissionais: o perfil de Marceneiro e o perfil de Carpinteiro, por forma a permitir e facilitar a mobilidade europeia destes trabalhadores. Para elaborar esta qualificação, cada país da Parceria será responsável por efetuar um levantamento exaustivo de todas as competências associadas a estes mesmos perfis e elaborar um perfil profisisonal de abrangência europeia.

Esta Parceria Estratégica para a Formação Profissional, integra 7 entidades de 6 países europeus, a saber: AIDIMA, Asociacion de Investigacion Y Desenrrolo en la Industria del Mueble Y Afines (Espanha), Centro de Formação Profissional das Indústrias da Madeira e Mobiliário (Portugal), Amledo & Co AB (Sweden), Organize Sanayi Bolgesi Mesleki ve Teknik Egitim Merkezi (Turquia), OpleidingsCentrum Hout vzw (Bélgica), Centre Integrat Públic de Formació Professional - Catarroja (Espanha), Stichting Hout - en Meubileringscollege (Holanda).

Para além da construção da qualificação europeia "Eurojoiner", a parceria disponibilizará material de formação para aquisição e desenvolvimento de competências nesta mesma área profissional.

Mais informação em www.eurojoiner.com

.
topo
Parceria Estratégica para a Educação e a Formação Profissional
(2014-2017)
.
.

logotipo FUNES Furniture New European Skills 2020 (FUNES)

(Novas Competências para a Indústria de Mobiliário na Europa 2020)

Esta parceria integra sete entidades de seis países europeus ligados ao setor da madeira e do mobiliário e tem como objetivo determinar as competências emergentes necessárias para a indústria do mobiliário atendendo a novos cenários emergentes. Tem também como objetivo desenvolver material de formação e-learning que facilitará a aquisição dessas novas competências. Esta parceria integra as seguintes atividades:

  • Diagnóstico europeu da situação atual da indústria de mobiliário;
  • Definição e desenvolvimento de futuros cenários;
  • Compilação das competências necessárias na indústria de mobiliário atendendo aos novos cenários;
  • Desenvolvimento de um sistema de autoavaliação para as competências;
  • Curso de fromação e-learning.

Integram este Projeto os seguintes parceiros:

  • AIDIMA - Asociacion de Investigacion y Desarrollo en la Industria del Mueble y Afines (Espanha) - Coordenador
  • Consorzio del Mobile SCPA (Itália)
  • CFPIMM - Centro de Formação Profissional das Indústrias da Madeira e Mobiliário (Portugal)
  • Innovawood ASBL (Bélgica)
  • Fondazione ENAIP Lombardia (Itália)
  • Instytut Technologii Drewna (Polónia)
  • Federacion Empresarial de la Madera y Mueble de la Comunidad Valenciana - FEVAMA (Espanha)

Mais informação em www.funesproject.eu

.
topo
Projecto Leonardo "Wood Workers Abroad" (2012-2014)
.
.

O CFPIMM continua a desenvolver atividade para a manutenção de parcerias de trabalho internacional. Este trabalho tem permitido ao corpo docente do CFPIMM contactar com outras realidades formativas, do mesmo sector e de outros, e adquirir novas práticas através da partilha de experiências e intercâmbio de boas práticas. Além disso, tem vindo, também, a envolver formandos que podem assim beneficiar de uma nova experiência: se por um lado conhecem uma nova realidade e contactam com formandos de outros países, para muitos é a primeira vez que saem do país, sendo uma etapa de conhecimento única.

No âmbito do Programa Aprendizagem ao Longo da Vida, em particular no programa Leonardo da Vinci, ação Parcerias, o CFPIMM está a levar a cabo o Projeto "Wood Workers Abroad", do qual é Coordenador. Este Projeto desenvolve durante 24 meses (Outubro de 2012 a Setembro de 2014).

O Projeto conta ainda com mais 4 parceiros, a saber:

  • AIDIMA (ES)
  • Amledo (SW)
  • ISIS - IPSIA Giuseppe Meroni (IT)
  • South Savo Vocational School ESEDU (FI)

Todos os parceiros envolvidos são instituições de educação e formação profissional de referência no contexto europeu e setorial. Os objetivos específicos são estudar e comparar a experiência e boas práticas das organizações de formação profissional envolvidas na parceria, de forma a facilitar a futura mobilidade dos trabalhadores do sector das madeiras e mobiliário. Além disso, a parceria pretende dar contributos para a conceção de uma metodologia que permita o reconhecimento das qualificações entre os diversos países participantes.

.
topo
Parceria Multilateral Comenius (2012-2014) "E.Y.E.S. - Entrepreneurial Youth in European Schools" (Empreendedorismo dos Jovens nas Escolas Europeias)
.
.

Esta parceria integra oito países europeus e tem como objetivo principal promover o espirito empreendedor e as competências interculturais dos estudantes (das escolas e centros de formação das entidades parceiras), através da realização de trabalhos diversos, como portefólios profissionais e guias culturais.

Esta parceria tem três objetivos específicos:

  • Proporcionar aos estudantes o conhecimento das empresas locais, designadamente que tipo de competências as empresas necessitam para se manterem competitivas no mercado;
  • Encorajar os estudantes a estudar a sua história e a sua cultura;
  • Promover a aprendizagem de línguas estrangeiras e competências na área das Tecnologias de Informação e Comunicação.

Integram este projeto os seguintes parceiros:

  • Centro de Formação Profissional das Industrias da Madeira e Mobiliário (Portugal) - Coordenador
  • August Kitzbergi Nimeline Gumnaasium (Estónia)
  • Aslan Cimento Endustri Meslek Lisesi (Turquia)
  • Istituto Statale d'Istruzione Secondaria Superiore "Carlo Livi" (Itália)
  • Fekete Istvan Altalanos Iskola es Szakiskola (Hungria)
  • Rivas Luna (Espanha)
  • Wilhelm-Leibl Realschule (Alemanha)
  • 10i Campus (Dinamarca)
.
topo
Parceria de Aprendizagem Grundtvig (2012-2014) "AEPT 2020 - Adult Education Pathways Towards 2020" (Percursos da Educação de Adultos para 2020)
.
.

Esta parceria integra cinco entidades de diferentes países europeus e tem como objetivo apoiar o Ano Europeu 2012, para o Envelhecimento Ativo e Solidariedade Intergeracional. Pretende-se com esta parceria partilhar e transferir diferentes modelos e metodologias inovadoras de aprendizagem para adultos, designadamente para seniores. O enfoque assentará na promoção de programas que promovam o Envelhecimento Ativo através de uma cidadania ativa e do envolvimento em trabalho voluntário na comunidade.

Esta parceria tem os seguintes objetivos específicos:

  • Promover um aumento da autoestima e da independência funcional para facilitar a participação na sociedade;
  • Promover a aquisição e o desenvolvimento de competências básicas e transversais;
  • Promover a proatividade nos adultos seniores, para que estes se tornarem mais conscientes dos seus direitos e das suas responsabilidades e, desta forma, tenham uma participação ativa como membros úteis da sociedade;
  • Promover a participação em atividades da comunidade e em Organizações Não Governamentais.

Integram este projeto os seguintes parceiros:

  • Centro de Formação Profissional das Industrias da Madeira e Mobiliário (Portugal) - Coordenador
  • Civil Vállalkozások Egyesület (Hungria)
  • English Unlimited Sp.z o.o. (Polónia)
  • Asociacion Intercultural La Galeria (Espanha)
  • Panevezio Pajono Pedagogu Svietimo Centras (Lituânia)
.
topo
Parceria de Aprendizagem Leonardo da Vinci (2011-2013) "TNG - The New Generation" (A Nova Geração)
.
.

Esta parceria, que integra onze parceiros oriundos de cinco países europeus, tem como principal objetivo aprofundar o conhecimento no âmbito da temática "Nova Geração", designadamente a comunicação entre professores e alunos; a utilização de redes sociais; a promoção da cidadania ativa e a definição de expetativas das escolas, dos estudantes e das empresas em relação à transição para o mercado de trabalho.

Os objetivos desta parceria são:

  • Criar uma visão, por país, sobre a "Nova Geração" na Europa e os problemas que os professores enfrentam ao trabalhar com esses jovens;
  • Facultar aos formadores/professores e a outros profissionais ideias e ferramentas de como trabalhar melhor com os jovens, designadamente atendendo a quatro tópicos: Comunicação, Redes Sociais, Participação e Cidadania e Transição para o Mercado de Trabalho.

Integram este projeto os seguintes parceiros:

  • Gemeente s'Hertogenbosch (Holanda) - Coordenador
  • City College Plymouth (Reino Unido)
  • Centro de Formação Profissional das Indústrias da Madeira e Mobiliário (Portugal)
  • EUC SYD (Dinamarca)
  • Helicon Opleidingen VMBO Groen Den Bosch (Holanda)
  • Kogeka 2 - Sint-Josefinstituut (Holanda)
  • Koning Willem I College (Holanda)
  • Pädagogist Landesinstitut Rheinland-Pfalz (Alemanha)
  • Sancta Maria Mavo (Holanda)
  • Sint Janslyceum (Holanda)
  • Zukunftsbau GmbH (Alemanha)
.
topo
Projecto Leonardo WIN "Conseguir um emprego através de um estágio de sucesso"
.
.

O Projeto WIN é uma Parceria de Aprendizagem do Programa Leonardo da Vinci desenvolvida no âmbito do Programa Aprendizagem ao Longo da Vida, com a duração de 24 meses (Outubro de 2010 a Setembro 2012).

Este Projeto conta com 4 parceiros de 4 países:

  • Cemer-Consorcio Escuela de la Madera de la Junta de Andalucia (Espanha)
  • Vocational Education Centre SEDU (Finlândia)
  • Rakvere Vocational Secondary School (Estonia)

Os objetivos desta parceria são:

  • Identificar/criar formas inovadoras (mecanismos/ferramentas) que permitam evidenciar, na formação em posto de trabalho, todas as competências que os formandos adquirem no percurso formativo.
  • Trocar experiências e melhorar as práticas organizacionais (do Centro de Formação, dos Coordenadores das Acções e dos Tutores)
  • Envolver os diferentes agentes intervenientes (Centro de Formação, Equipa Formativa, Formandos e Empresas) numa metodologia mais eficaz para o Reconhecimento de Competências na Formação em Posto de Trabalho
  • Facilitar a integração dos Formandos nas empresas, no final do processo de aprendizagem (na empresa de estágio ou noutra empresa do sector), aumentando a empregabilidade.

Mais informação em www.win.cemer.es

Download da brochura institucional: www.cfpimm.pt/Brochura_WIN.pdf

.
topo
Projecto Leonardo STUDYLINE
.
.

O Projecto STUDYLINE, está a ser desenvolvido no âmbito do Programa Aprendizagem ao Longo da Vida, dentro do programa Sectorial Leonardo da Vinci. Trata-se de uma Parceria de Aprendizagem cuja duração é de 24meses (August 2009/July 2011).

Os objectivos específicos são estudar e comparar a experiência e boas práticas das organizações de formação profissional envolvidas na parceria, de forma a melhor preparar os formandos, encorajando a sua formação ao longo da vida.

O tema subjacente a esta parceria é a articulação dos domínios da área sócio-cultural com os da área tecnológica e profissional.

Estão previstas as seguintes actividades:

  • Construção de Website (e-environment)
  • Mobilidades : Republica Checa, Republica Eslovaca, Finlândia e Portugal Videoconferências

Os parceiros deste projecto são:

  • SOS a SOU Hradec Kralove- Rep. Checa
  • South Savo Vocational College - Finlândia
  • Stredná odborná skola pôst a telekomunikácií - Rep. Eslovaca
  • CFPIMM - Centro de formação Profissional das indústrias da Madeira e Mobiliário.

Mais informação em www.cz.study-line.eu/en

.
topo
Parceria de Aprendizagem GRUNDTVIG (2009-2011)
.
"Formas inovadoras de definir e de medir a Qualidade na Educação de Adultos"
.
.

O CFPIMM está, desde Agosto de 2009, envolvido numa Parceria de Aprendizagem Grundtvig, subordinada ao tema: Formas Inovadoras de Definir e de Medir a Qualidade na Educação de Adultos. Integram esta Parceria as seguintes entidades: University of Sussex (Reino Unido), Justus-Liebign Universität Giessen (Alemanha), County Gatway Vocational Education Committee (Irlanda), Knockanrawley Resource Centre (Irlanda), ISOP - Innovative Sozialprojekte GmbH (Áustria) e UAB Studiju ir Cerslo Sistemos (Lituânia).

O objectivo destas parcerias de aprendizagem consiste em permitir e apoiar o intercâmbio de melhores práticas e de conhecimentos técnicos em domínios específicos entre as instituições envolvidas na Educação de Adultos.

No âmbito do desenvolvimento da Parceria já se realizaram duas reuniões transnacionais, uma em Graz (Áustria) em Novembro de 2009 e outra no CFPIMM (Portugal) em Fevereiro de 2010. Estão ainda previstas, até Julho de 2011, mais quatro reuniões, designadamente na Irlanda, na Lituânia, na Alemanha e no Reino Unido.

.
topo
Projecto Leonardo POÈTE
.
.
.

O Projecto POÈTE - Portfolio Of Evidence Transfer to Europe, foi desenvolvido no âmbito do Programa Aprendizagem ao Longo da Vida, dentro do programa Sectorial Leonardo da Vinci. Trata-se de um Projecto de Transferência de Inovação cuja duração é de 24meses (Novembro 2008/Outubro 2010) e tem como objectivos:

  • Transferir e desenvolver ferramentas (desenvolvidas no âmbito de uma projecto denominado PROVOTRAIN) que promovam a eficiência da aprendizagem em posto de trabalho na modalidade de Aprendizagem;
  • Desenvolver uma ferramenta que descreva/assegure um ambiente de estágio eficaz e eficiente.

O CFPIMM é o promotor do projecto e conta com 10 parceiros de 9 países:

  • Axell Utbildning - Finlândia
  • France Europea - França
  • VMA - Islândia
  • CIPA-AT Itália
  • Vocational Education Administration VEA - Letónia
  • ROC Willem College 1- Holanda
  • IFSAT Foundation - Holanda
  • Skjetlein Ressurscenter - Noruega
  • Riverside Training Ltd - Reino Unido

Mais informação em www.poeteproject.org

.
topo
Projecto Leonardo E-CRAFT-IDEA-TUTOR
.
.
.

No âmbito do programa Leonardo Da Vinci, o projecto transnacional e-Craft Idea Tutor decorreu entre 1 de Outubro de 2005 e 31 de Outubro de 2007, e foi promovido pela Universidade de Arte e Design de Helsínquia.

Foram parceiros neste projecto 9 instituições de 6 países diferentes:

  • Srednja lesarska - Centro de Formação Profissional - Eslovénia
  • Centro de Inovação e Design, Academia de Artes - Estónia
  • MUOVA - Centro de Arte e Design da Universidade de Helsínquia (Parceiro coordenador) - Finlândia
  • TAIKU - Escola de Artesanato, Design e Cultura - Finlândia
  • Taito Group ry - Organização para o Artesanato - Finlândia
  • CFA de L'Ameublement - Centro de Formação Profissional - França
  • CR2i/CIEP - Aprendizagem ao longo da Vida - França
  • Instituto de Tecnologia de Dublin - Irlanda
  • CFPIMM - Portugal

No trabalho desenvolvido ao longo de 2 anos por estes parceiros recorreu-se por diversas vezes à realização de videoconferências e workshops que se realizaram na Finlândia, Estónia, Irlanda, Eslovénia e França.

Através deste projecto, desenvolveu-se um ambiente criativo de e learning, dirigido a estudantes das áreas das artes aplicadas e do artesanato, no espaço da União Europeia. Este ambiente de aprendizagem pretende disponibilizar aos estudantes informação multidisciplinar, orientando-os para a criatividade. Por exemplo, tendo em conta informações sobre os consumidores, as tendências futuras e a história, os utilizadores desenvolverão ideias para novos produtos, e serão apoiados desde essa ideia até ao objecto, resultando daí um produto original, orientado para o consumidor.

Está neste momento em preparação uma brochura de apresentação dos resultados finais deste projecto que será disponibilizada brevemente a todos os interessados, bem como a indicação do site relativo ao ambiente de aprendizagem do projecto E-craft.

.
topo
Projecto Leonardo PROQUALITY
.
.
.

O Projecto PROQUALITY - Procedimentos e Indicadores da Qualidade em Educação e Formação Profissional, foi desenvolvido no âmbito do programa de acção comunitária em matéria de educação e formação profissional Leonardo da Vinci, entre 2005 e 2007, tendo como objectivo o desenvolvimento de um Quadro de Procedimentos e Indicadores da Qualidade susceptível de ser aplicado a todas as organizações de educação/formação.

O Projecto realizou-se em parceria com 8 organizações de educação/formação, de 5 países (Alemanha, Espanha, Finlândia, Hungria e Portugal), tendo sido coordenado pelo CFPIMM.

O processo de elaboração dos procedimentos e dos indicadores da Qualidade foi orientado pelos seguintes enquadramentos: Declaração de Copenhaga (Ministros Europeus de Educação e Formação Vocacionais e Comissão Europeia, 2002); documentos do Grupo de Trabalho Técnico sobre a Qualidade (Comissão Europeia, 2003); European Foundation Quality Management (EFQM) e International Organisation for Standardisation (ISSO).

Do Projecto PROQUALITY resultou um Quadro de Procedimentos e Indicadores da Qualidade com 98 indicadores e respectivos procedimentos, que cobrem todo o ciclo educativo/formativo promovido pelas organizações, e um conjunto de documentos de apoio à interpretação e utilização desse mesmo Quadro.

Projecto estão disponíveis em www.proquality.com.pt.

.
topo
Projecto Leonardo WOODVALUE
.
.
.

As actividades do Projecto WOODVALUE, do Programa Comunitário Leonardo da Vinci, terminaram em Novembro de 2004. Este Projecto desenvolveu-se em parceira com entidades transnacionais, nomeadamente Ilmajoen Käsi (Finlândia), ENSTIB (França), Centro Europeo di Venezia (Itália) e ManCAT (Reino Unido).

O Projecto WOODVALUE visou a criação de um curso de Especialização Tecnológica na área de Conservação e Restauro em Madeira de Mobiliário e Arte Sacra, de nível 4, com as seguintes componentes: estrutura curricular, conteúdos programáticos, metodologias de aprendizagem e de avaliação e bibliografia.

Adicionalmente, o projecto contemplou a Formação Contínua de Formadores, através da realização de Seminários Técnicos na área temática do Curso, dos quais resultou uma compilação de artigos técnicos dos temas desenvolvidos nos Seminários.

Estes trabalhos estão disponíveis, em papel, em suporte informático e nas páginas Web dos parceiros, de forma gratuita, nas línguas dos países representados na parceria (português, francês, inglês , italiano e finlandês), para todos os formadores e agentes da formação interessados em promover acções de formação na área da Conservação e Restauro da Madeira (formação inicial e formação contínua), a exemplo das Acções de Formação que irão ser promovidas por várias das Escolas e Centros de Formação integrantes da parceria.

Documentação: WoodValue - Conservation and Restoration in Wood

.
topo
Projecto Leonardo FORMOBILE
.
.
.

O projecto-piloto FORMOBILE visou a criação, com tradução nas línguas das entidades-parceiras, do programa de formação, currículos e módulos de formação, de um curso de Formação de Formadores de Acabamentos de Mobiliário.

Foi relevante para este projecto, depois de trabalhadas as diversas experiências dos parceiros, a experimentação e avaliação do curso desenvolvido, cujos resultados foram disseminados nos diversos países. Adicionalmente, foi ainda desenvolvido um manual de formação, de suporte ao curso.

A parceria deste Programa integrou os seguintes organismos AIDIMA - Instituto Tecnológico para a Indústria do Mobiliário (Espanha), AIMMP - Associação das Indústrias da Madeira e Mobiliário de Portugal, CTIMM - Centro Tecnológico das Indústrias da Madeira e Mobiliário, ENSTIB - Universidade de Nancy Departamento de Ciência e Indústria da Madeira (França), ESTV - DEM - Escola Superior de Tecnologia de Viseu Departamento de Engenharia de Madeiras, ILMAJOEN KÄSI - Escola de Artes e Design de Ilmajoki (Finlândia).

Estes trabalhos estão disponíveis, em papel, em suporte informático e nas páginas Web dos parceiros, de forma gratuita, nas línguas dos países representados na parceria (português, francês, inglês , italiano e finlandês), para todos os formadores e agentes da formação interessados em promover acções de formação na área da Conservação e Restauro da Madeira (formação inicial e formação contínua), a exemplo das Acções de Formação que irão ser promovidas por várias das Escolas e Centros de Formação integrantes da parceria.

Documentação: WoodValue - Conservation and Restoration in Wood

.
topo
 
 
         
 
Página inicial
ValorMadeira
FAQ's
Mapa do site
Links
Contactos
 

 

APCER