Início Notícias Cursos de Aprendizagem – Setembro 2021

Cursos de Aprendizagem – Setembro 2021

Como forma de resposta às necessidades das empresas do setor, de técnicos qualificados, o CFPIMM irá iniciar, em setembro de 2021, três cursos de Aprendizagem de equivalência ao 12º ano e nível 4 do CNQ (Catálogo Nacional de Qualificações) – “Técnico/a de Programação e Operação em Máquinas de Transformação da Madeira (CNC)“; “Técnico/a de Manutenção Industrial de Metalurgia e Metalomecânica” e “Técnico/a de Apoio à Gestão“.

Estes cursos destinam-se a jovens com o  9º ano de escolaridade que pretendam completar o ensino secundário e, em simultâneo, adquirir uma qualificação profissional direcionada para o setor da madeira e mobiliário.

Com uma duração aproximada de 3 anos, estes cursos apresentam uma componente obrigatória de Formação Prática em Contexto de Trabalho, começando no primeiro ano com um ou dois dias por semana de estágio, com dois dias no 2º ano, e três dias em empresa, na fase final do curso. Esta metodologia de formação facilita a integração dos jovens nas empresas conseguindo-se, desta forma, elevadas taxas de empregabilidade.

O curso “Técnico/a de Programação e Operação em Máquinas de Transformação da Madeira (CNC)” tem como objetivo formar técnicos para realizar as seguintes atividades: interpretar e executar desenhos técnicos; programar e operar máquinas CNC  e outras máquinas de segunda transformação da madeira; desenhar peças e componentes em madeira com software CAD-CAM.

O curso “Técnico/a de Manutenção Industrial de Metalurgia e Metalomecânica” tem como objetivo formar técnicos para realizar as seguintes atividades: interpretar desenhos, normas e outras especificações técnicas; planear e organizar trabalhos de manutenção de equipamentos industriais; orientar, controlar e desenvolver as atividades na área da manutenção; orientar ou proceder à instalação, preparação e ensaio de vários tipos de máquinas, motores e outros equipamentos industriais.

O curso “Técnico/a de Apoio à Gestão” tem como objetivo formar técnicos para realizar as seguintes atividades: elaborar e expedir documentação; apoio à administração/ direção; assegurar os stocks de matérias-primas, subsidiárias e de consumo; analisar e verificar previsões de produção e aplicar técnicas de Recursos Humanos.

Notícia Anterior

Próxima Notícia