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Parcerias e participações

O estabelecimento de parcerias e participações em rede constitui um vetor estratégico de desenvolvimento para o CFPIMM. Desta forma promove-se a inovação e a aprendizagem contínua reforçando-se um vasto conjunto competências ligadas ao domínio pessoal e social, designadamente a promoção de competências que visem o exercício da cidadania ativa.

  • O CFPIMM recebeu o parecer favorável do Secretariado da UNESCO relativo à candidatura que apresentou em Março de 2005 ao Sistema de Escolas Associadas desta organização internacional, tornando-se assim o 1º Centro de Formação Profissional do país a integrar esta rede. Este projeto tem por base as grandes linhas orientadoras da ação desta organização, nomeadamente “contribuir para a paz e segurança, promovendo a colaboração das nações através da educação, ciência e cultura, para aumentar o respeito universal pela justiça, a lei, os direitos humanos e liberdades fundamentais para os povos do mundo, sem distinção de raça, sexo, língua ou religião”.

    Neste contexto, a UNESCO propõe uma série de temas a serem trabalhados pelas escolas associadas que passam pelo estudo de:

    • Problemas mundiais e o papel do sistema das Nações Unidas;
    • Direitos Humanos, Democracia e Tolerância;
    • Aprendizagem intercultural;
    • Problemas ambientais.

    O projeto elaborado pelo CFPIMM baseia-se no segundo tema apresentado, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância, promovendo a vivência do 4º pilar da educação definido para o século XXI – Aprender a viver juntos – e implicando uma actuação a dois diferentes níveis: Reflexão sobre os Direitos Humanos e Acção para os Direitos Humanos. As acções a desenvolver terão um maior destaque nos domínios da formação sociocultural e pontualmente trabalhado em atividades promovidas pelo Centro de Recursos dirigidas não só ao público-alvo do CFPIMM, mas também à comunidade em geral.

  • O projeto ECO-ESCOLAS é uma iniciativa de âmbito europeu sob a responsabilidade da Fundação para a Educação Ambiental na Europa (FEE). Este projeto pretende ser um contributo metodológico para uma educação ambiental participada e esclarecida, em escolas onde educar é criar cidadãos conscientes e ativos para o ambiente.”Pensar globalmente, agir localmente”, a máxima da Agenda 21, passou a ser uma fórmula presente em todas as propostas de educação para o ambiente e o desenvolvimento.

    O projeto está orientado para a implementação da Agenda 21 a nível local e visa a aplicação de conceitos de educação ambiental ao quotidiano das instituições de ensino; o CFPIMM aderiu a este projeto, propondo-se abordar os seguintes temas: água, energia, resíduos e espaços exteriores. A implementação do projecto prevê os seguintes passos:

    • Constituição do Conselho ECO-ESCOLAS: Inclui representantes dos Formandos, Formadores, Pessoal não docente, encarregados de educação e representantes do município;
    • Auditoria Ambiental: Caracterização da situação existente, para identificar o que necessita de ser corrigido/melhorado;
    • Plano de acção: Elaborado com base nos resultados do passo anterior;
    • Monitorização e avaliação: Regularmente o Conselho ECO-ESCOLAS reúne no sentido de acompanhar as tarefas previstas no plano de acção;
    • Trabalho Curricular: O princípio que serve de base às ECO-ESCOLAS é o de que os assuntos ambientais que são estudados na Formação devem influenciar a forma de funcionamento do CFPIMM;
    • Informação e Envolvimento da Escola e da Comunidade Local: Através da realização de eventos por forma a focar a atenção da comunidade no trabalho desenvolvido, realçando a evolução do desempenho ambiental da escola;
    • Eco-Código: E uma declaração de objectivos traduzidos por acções concretas que todos os membros do CFPIMM devem seguir.
  • A Rede de Bibliotecas de Paredes resulta de um trabalho de cooperação entre a Câmara Municipal de Paredes, a Biblioteca Municipal de Paredes, o Agrupamento de Escolas das freguesias de Cristelo, Baltar, Lordelo, Paredes, Sobreira, Vilela, a Fundação A Lord, a Junta de Freguesia de Recarei, a Escola Secundária de Paredes, e os Centros de Formação CFAE Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e CFPIMM. O principal objetivo desta parceria é aproximar a população das bibliotecas, facilitando o acesso presencial e virtual à informação através do portal http://redebibliotecas.cm-paredes.pt/ onde está disponível para consulta o Catálogo de cada uma das bibliotecas parceiras da RBP.