Perguntas Frequentes
A forma rápida, simples e prática de obter a resposta às suas dúvidas ou questões
-
Podem frequentar cursos de Formação Contínua os indivíduos que se encontrem em situação de emprego (Ativos), a efetuar descontos para a Segurança Social, e que pretendam adquirir, aprofundar ou diversificar os seus conhecimentos, favorecendo uma melhor adaptação ao contexto de trabalho. Através destes cursos, o CFPIMM pretende apoiar o desenvolvimento das empresas pela atualização permanente dos conhecimentos dos seus trabalhadores.
-
Considera-se Ativo a pessoa que se encontra a exercer uma profissão, quer por conta própria, quer por conta doutrem, efetuando descontos para a Segurança Social. Não-Ativo é a designação atribuída à pessoa que se encontre desempregada quer seja há menos de um ano, quer seja um desemprego de longa duração, quer nunca tenha trabalhado.
-
Nos cursos de Formação Contínua apenas é atribuído o subsídio de alimentação por cada dia de formação frequentado.
-
Os cursos de Formação Inicial destinam-se aos Jovens à procura do 1º Emprego, havendo cursos que permitem a continuação de estudos para o Ensino Secundário e para o Ensino Superior.
-
Considera-se Jovem à procura do 1º Emprego a pessoa que nunca tiver trabalhado ou que tendo trabalhado não efetuou descontos para a Segurança Social que totalizem um período superior a 12 meses.
-
A Aprendizagem é dirigida aos jovens com o 9º ano de escolaridade e à procura do 1º emprego. Os cursos existentes no CFPIMM têm, na sua maioria, a duração de três anos e conferem equivalência escolar ao 12º ano e um Certificado de Aptidão Profissional de nível III.
-
Os cursos de Aprendizagem existentes no CFPIMM conferem equivalência ao 12º ano e têm, na sua maioria, a duração de três anos. Um candidato que já possua o 10º ou o 11º ano terá de frequentar o curso na sua totalidade.
-
Os cursos de Aprendizagem contemplam na sua estrutura curricular a Formação em Contexto de Trabalho (estágio) ao longo dos três anos de desenvolvimento do curso, o que facilita a integração no mercado de trabalho.
-
O CFPIMM promove cursos no âmbito do programa Educação-Formação, normalmente com 15 meses de duração que dão equivalência ao 9º ano. Consulte o plano de Formação Inicial e verifique se o CFPIMM dispõe atualmente destes cursos.
-
Os cursos de Qualificação Inicial que têm a duração média de um ano permitem o ingresso no mercado de trabalho. Consulte o plano de Formação Inicial e verifique se o CFPIMM dispõe actualmente destes cursos.
-
A Qualificação Inicial pretende, através da aquisição de conhecimentos e competências adequadas, habilitar os indivíduos para o exercício de uma profissão e destina-se a desempregados à procura de emprego (Não-Ativos), que possuam no mínimo a escolaridade obrigatória.
-
O CFPIMM promove cursos de Qualificação Inicial destinados a indivíduos que se encontrem em situação de desemprego. Consulte o plano de Formação Inicial e verifique se o CFPIMM dispõe atualmente destes cursos.
-
Nos cursos de Formação Contínua os formandos recebem o subsídio de alimentação por cada dia de formação que frequentarem.
-
O CFPIMM aceita as inscrições para os seus Cursos de Formação Contínua de trabalhadores de qualquer empresa independentemente desta ser ou não associada de uma associação industrial.
-
Nos cursos de Formação Contínua podem inscrever-se trabalhadores de empresas, sendo a 4ª classe a escolaridade mínima para inscrição. No entanto, o nível de escolarização é fator de apreciação na seleção de formandos.
-
Qualquer pessoa que trabalhe noutro setor pode inscrever-se nos cursos de Formação Contínua, ficando sujeita a um processo de seleção no qual é dada prioridade aos candidatos que trabalhem em empresas do setor de atividade de Madeiras e Mobiliário.