Regulamento
Regras Básicas de Funcionamento do Centro de Recursos
Os utilizadores devem zelar pela preservação das instalações, equipamentos e recursos disponíveis no CR, adequando o seu comportamento ao espaço de estudo e reflexão em questão, mantendo o silêncio e o respeito pelos outros utilizadores. Não é permitido falar alto, correr, beber, comer, fumar ou falar ao telemóvel dentro do CR.
Não é permitido alterar a disposição do mobiliário do CR ou qualquer ato que possa danificar ou vandalizar os recursos existentes.
Não é permitido levar materiais para fora do CR sem conhecimento e autorização da responsável. É exigido que todos os utilizadores correspondam ordeiramente às indicações dadas pela responsável do CR. Qualquer ação de incumprimento destas regras será tratada através de aplicação de procedimento disciplinar.
Identificação dos Utilizadores
Na primeira visita ao CR, todos os utilizadores têm obrigatoriamente de preencher uma ficha de inscrição (DIR/005/00). No ato da inscrição, é atribuído um Código que passará a ser a Identificação do Utilizador para usufruir dos serviços disponibilizados e requisição de recursos.
Disponibilização e Requisição de Recursos
Os utilizadores poderão retirar livremente os recursos (livros, jornais, revistas) das estantes. Os recursos em suporte áudio e vídeo devem ser pedidos à responsável.
À exceção dos recursos identificados como “Obras de referência Não-Requisitáveis”, todos os recursos podem ser requisitados para Empréstimo Domiciliário, devendo o utilizador dirigir-se à responsável pelo CR que preencherá o impresso de requisição (DIR/003/01). Neste impresso é identificado o utilizador, o recurso requisitado, a data da requisição e o prazo-limite para devolução. Este impresso tem de ser assinado pelo requisitante. O prazo máximo de requisição dos recursos é de 8 dias. Este prazo poderá ser alargado e renovado mediante apresentação de justificação à responsável do CR. No caso de publicações periódicas, não é possível a sua requisição para empréstimo enquanto vigorarem e até serem substituídas pelo número seguinte. Se o prazo de devolução não for cumprido, o CR reclamará essa mesma devolução ao utilizador, responsabilizando-o pela entrega do material no dia seguinte de permanência no CFPIMM. Se nesse prazo não for devolvido o material, poderá ser aplicada ao utilizador a penalização de inibição de requisição de recursos.
Após a sua utilização, os materiais devem ser devolvidos à responsável. Os utilizadores não devem arrumar os recursos nas estantes.
Cada utilizador é responsável pelo material que tem em seu poder e pela sua conservação. No caso de se verificar qualquer dano ou extravio do material, fica o utilizador obrigado à entrega de material novo ou à retribuição do seu valor de aquisição, se este já não existir no mercado.
Não é permitida a permuta ou cedência de qualquer material entre utilizadores nem o empréstimo de materiais a pessoas estranhas ao CFPIMM.
No caso de ser detetada alguma anomalia ou dano no material que estão a usar, os utilizadores devem comunicá-lo de imediato à responsável.
Requisição de Recursos para Utilização nas Sessões de Formação
Os Recursos do CR podem ser requisitados pelos formadores para serem usados nas sessões de formação, devendo os formadores com alguma antecedência verificar junto da responsável se os recursos pretendidos estão disponíveis e informar a data em que os pretendem requisitar para a sessão de formação. No final da utilização, os recursos devem ser devolvidos à responsável.
Requisição de Materiais na Ausência da Responsável
No caso de ser necessário requisitar algum material do CR e o espaço se encontrar encerrado, quer no período de dia ou no período da noite, o utilizador poderá registar o material pretendido e a sua própria identificação em impresso próprio disponível e a entregar na receção do CFPIMM. Logo que seja possível, a responsável pelo CR preparará o material requisitado e contactará o utilizador para combinar a entrega do mesmo.
Acesso à Base de Dados do CR e Consulta à Distância
O Acesso à Base de Dados do CR pode ser feito no próprio CR e no posto disponibilizado para o efeito no corredor de entrada do CFPIMM. Para consultar a Base de Dados não é necessária qualquer palavra-passe. Se não encontrarem aquilo que pretendem ou para esclarecimento de dúvidas, os utilizadores poderão pedir mais informações sobre os recursos existentes no CR através do email crecursos@cfpimm.pt ou telefonicamente. O CR procurará dar resposta às questões colocadas com a maior brevidade possível.
Utilização de Computadores em Autosserviço e Acesso à Internet
Os computadores disponíveis em autosserviço destinam-se à realização de trabalhos individuais ou em grupo e também para aceder à Internet. Podem ser efetuadas reservas para a utilização destes computadores para o período das 13h00 às 13h30 e das 16h30 às 17h30. A reserva será mantida até 5 minutos depois da hora marcada. No caso de haver mais utilizadores interessados em aceder a este serviço do que o número de postos disponibilizados pelo CR, será marcado um limite de tempo de 15 minutos para cada utilizador.
Está proibido o acesso a páginas que se revelem contrárias aos objetivos deste espaço e que de qualquer forma possam ferir a suscetibilidade dos restantes utilizadores do CR. É evidentemente proibida a utilização da internet no CR para qualquer fim ilícito.
Os utilizadores podem imprimir os seus trabalhos e pesquisas até ao limite de 15 páginas/utilizador por mês, a preto. Antes de efetuar a impressão, os utilizadores devem avisar a responsável.
Sessões de Formação no CR
O CR poderá ser utilizado pelos formadores como espaço para uma sessão de formação com consulta a documentação e internet. Para tal, o formador deve informar a responsável pelo espaço com antecedência mínima de 3 dias do dia e hora em que pretende realizar a sessão e, se for caso disso, que materiais irá necessitar. Enquanto decorrer a sessão de formação, não será permitida a entrada de outros utilizadores no espaço.
Ludoteca (Jogos de Tabuleiro)
Neste espaço do CR, são disponibilizados alguns Jogos de Tabuleiro. No entanto, a utilização desta área implica por parte do utilizador uma atitude de total respeito pelos restantes utilizadores presentes no CR e o mínimo de perturbação possível. O Material deverá ser manuseado com o devido cuidado e corretamente arrumado.
Sugestões/Reclamações
Os utilizadores poderão fazer sugestões de aquisição de recursos e de melhoria dos serviços do CR, tal como apresentar reclamações, através do preenchimento dos impressos para esse efeito criados pela Gestão da Qualidade do CFPIMM.
Casos Omissos
Qualquer situação que ocorra e não esteja prevista neste regulamento, será analisada e decidida pela Direção do CFPIMM.
Notas Finais
A Utilização do CR implica o conhecimento e a aceitação do presente regulamento. O não cumprimento das regras estipuladas neste regulamento, poderão levar à interrupção do usufruto dos serviços do CR bem como ao impedimento de permanência do utilizador no espaço do CR.